Pesquisas moçambicanas em ciências do desporto: avaliação do seu impacto. Análise das publicações na área da actividade física e saúde em Moçambique nos últimos 25 anos

António Marques, Alberto C. Amadio, Adroaldo Gaya

Resumo


Nos seis artigos anteriores deste número especial da Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane são apresentados os resultados das pesquisas em actividade física e saúde realizadas em Moçambique nos últimos 25 anos. Centrando-se na análise desses estudos, este artigo tem como objectivos: (1) fazer uma síntese da actividade científica realizada; e (2) avaliar o seu impacto sobre o desenvolvimento da ciência e da sociedade moçambicanas. Em acordo com o primeiro objectivo, os diferentes artigos foram analisados considerando: (i) objecto e natureza dos estudos; (ii) populações estudadas, (iii) comparação com outros países; e (iv) relevância social. Considerando o segundo objectivo, procurou avaliar-se: (i) a participação dos centros de investigação moçambicanos com actividade nesta área em redes e parcerias nacionais e internacionais; (ii) o impacto dos estudos a nível universitário e a nível social. O artigo começa por fazer uma retrospectiva sobre a contribuição da universidade para o desenvolvimento da ciência, uma vez que a história da universidade se confunde com a história da ciência. Procura-se, desta forma, enfatizar a importância da universidade moçambicana para o desenvolvimento da ciência e o progresso social do país. Faz-se, em seguida, uma síntese caracterizadora dos estudos realizados e dos principais resultados das pesquisas. Conclui-se que: os investigadores moçambicanos desta área estão aptos a enfrentar os desafios do país e a servir as suas populações; as decisões epistemológicas, as opções metodológicas e os temas investigados estão em consonância com os problemas e contextos que servem de referência à comunidade científica internacional.

Referências


AMADIO, A. C. Trajetória da Pós-graduação stricto sensu na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo após 25 anos de produção acadêmica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 24, n. 2, p. 27-47, 2003.

BAFFA FILHO O., DA SILVA J.A. Ciência e Tecnologia no Brasil. In: DA SILVA J.A, BIANCHI BAFFA FILHO O.; ALVES, Z. M. M. B. Reflexões sobre Universidade Ciência e Pós-graduação. Ribeirão Preto: Holos, 2001.

BENTO, J. O. Por uma UniverCidade anticonformista. Instituto Casa da Educação Física/UNICAMP e Fórum Pensamento Estratégico – PENSES, 2014.

CHAPARRO, C. A ciência no Mundo Antigo e sua transmissão ao Ocidente. In: TEJERINA F. (ed.). A Universidade uma historia ilustrada. Banco Santander, 2010.

COHEN, J. Science in Latin America: publication trends uneven growth. Science, n. 267, p. 808, 1995.

DACA, T.; FARINATTI, P.; TANI, G. Exercício físico e saúde para o idoso em Moçambique. Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, 2016: no prelo.

FORJAZ, C.L.M.; REZENDE, R.A.; CALUA,E.; SOUSA, P. N.; SILVA-MATOS, C.; DAMASCENO, A. Risco cardiovascular e actividade física: estudos em Moçambique. Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, 2016: no prelo.

GOMES, T. N.; SILVA, S.; SARANGA, S.; MAIA, J. (2016). Crescimento físico, maturação biológica e composição corporal de crianças e jovens moçambicanos: um resumo breve do conhecimento publicado nos últimos 25 anos. Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, 2016: no prelo.

NITSCH, J.R.: Future trends in Sport Psychology and Sport Sciences. In: WORLD CONGRESS OF SPORT PSYCHOLOGY, 7, Singapore, 1989. Proceedings…, Singapore, 1989. P. 200-205.

INTERNATIONAL ASSOCIATION OF UNIVERSITIES - IAU. Affirming Academic Values in Internationalization of Higher Education: A Call for Action. Re-thinking Internationalisation. IAU: April 2012.

NHANTUMBO, L.; LEANDRO, C.; TCHAMO, M. Aptidão física e saúde de crianças e jovens moçambicanas. Estado da arte no horizonte temporal de 1994 a 2015. Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, 2016: no prelo.

PESET M. A Europa e as Universidades. In: TEJERINA F. (ed.). A Universidade uma historia ilustrada. Banco Santander, Turner, 2010.

PRISTA, A.; MARQUES, A.; MAIA, J. In: PRISTA, A.; MARQUES, A.; MAIA, J. (Coord.). 10 Anos de Actividade Científica.

Faculdade de Ciências de Educação Física e Desporto. Lisboa: Centro de Estudos e Formação Desportiva, Ministério da Juventude e Desporto, 2000. p.5.

PRISTA, A.; SANTOS, F.; MANGONA, L.; NHANTUMBO, L. Pesquisa em Moçambique no domínio da actividade física. Uma revisão do estado da arte. Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, 2016: no prelo.

SILVA, S.; GOMES, T. N.; BUSTAMANTE, A.; MIRZAEI, S.; PRISTA, A.; MAIA, J.. Crescimento físico de crianças e jovens Moçambicanos, Brasileiros, Peruanos e Portugueses: uma análise transcultural. Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, 2016: no prelo.

SURSOCK, A.; SMIDT H. Trends 2010: a decade of change in European Higher Education, 2010.


Texto Completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2307-3896