COMUNICAÇÃO SOCIAL EM TEMPO DE PANDEMIAS: Uma análise à eficácia da mensagem veiculada pelos meios de comunicação social na prevenção do COVID-19 em Moçambique

Autores

  • Arlete Mambo Escola de Comunicação e Arte, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
  • Afonso Vassoa Escola de Comunicação e Arte, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

Palavras-chave:

effective communication, communication for health, COVID-19

Resumo

O presente estudo faz uma reflexão na tentativa de responder se a mensagem veiculada pelos meios de comunicação para prevenir e combater a COVID-19 tem estado a produzir os efeitos desejados no contexto moçambicano. Os meios de comunicação estudados foram escolhidos na base de uma amostra intencional, tendo-se trabalhado com a Rádio Moçambique (RM), a Televisão de Moçambique (TVM) e as rádios comunitárias de Monapo, em Nampula, e Voz Coop, em Maputo. Baseado numa abordagem qualitativa, o estudo privilegia a análise documental, concretamente a audição e visualização de materiais de comunicação veiculados nos canais supracitados. Sob o olhar da Estratégia de Prevenção e Resposta à Pandemia da COVID-19, publicada pela Organização Mundial da Saúde, que destaca a mobilização de todos os sectores e comunidades para que assumam a prevenção e resposta à doença, conjugado à abordagem do processo da comunicação humana, o estudo verificou que a mensagem veiculada pelos órgãos de comunicação social estudados nem sempre produz efeitos desejados. Foi verificado o incumprimento das medidas de prevenção, facto que pode revelar um desfasamento entre a conduta e as percepções dos indivíduos e a mensagem emitida pela Direcção Nacional da Saúde. Entretanto, constitui um dado adquirido que os meios de comunicação social, conjugados aos diversos actores sociais, mostram-se eficientes e adequados como canais de comunicação. Por isso, o estudo sugere um trabalho de comunicação virado não só para a sensibilização, mas também para a educação da sociedade para a mudança de comportamento.

Biografia Autor

Arlete Mambo , Escola de Comunicação e Arte, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

Mambo , A. ., & Vassoa, A. . (2021). COMUNICAÇÃO SOCIAL EM TEMPO DE PANDEMIAS: Uma análise à eficácia da mensagem veiculada pelos meios de comunicação social na prevenção do COVID-19 em Moçambique. Revista Científica Da UEM: Série Ciências Biomédicas E Saúde Pública. Obtido de http://www.revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/cbsp/article/view/113

Edição

Secção

Artigos de revisão