A concepção da ética no ensino de filosofia em Moçambique: Dos fundamentos filosóficos às contradições de um discurso pós-socialista

Autores

  • António Cipriano Parafino Gonçalves Universidade São Tomás de Moçambique

Palavras-chave:

Educação escolar, Ética, ensino de Filosofia

Resumo

O artigo tem como objectivo compreender a concepção da Ética adoptada no ensino de Filosofia no nível médio moçambicano para “colmatar” o que o discurso oficial designa por défice moral, que vigora entre os estudantes egressos do ensino médio. Como metodologia, primeiro, é feita uma discussão teórico-bibliográfica sobre as modalidades de inclusão da Ética na educação escolar – como tema transversal e/ou como tópico de ensino de Filosofia; segundo, é explicitado o lugar pedagógico da Ética no Ensino da Filosofia em Moçambique, com base nos documentos e informações oficiais e na informação dos entrevistados que participaram do processo de reintrodução da Filosofia no ensino médio moçambicano. Os resultados da reflexão-pesquisa indicam que: a concepção de Ética adoptada, fundamentada no personalismo, visando superar o “défice” moral, é difusa; e há uma contradição interna entre os conteúdos, as metodologias de ensino propostas para a abordagem da Ética no ensino da Filosofia e a informação dos intelectuais entrevistados, pois as orientações metodológicas sinalizam para uma Ética prescritiva e disciplinadora. Assim, de uma Ética afirmada como reflexão filosófica sobre a moral, a concepção da Ética presente no programa de ensino de Filosofia para o nível médio, inclina-se mais a uma educação moral.

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Publicado

2020-10-17

Como Citar

Gonçalves, A. C. P. . (2020). A concepção da ética no ensino de filosofia em Moçambique: Dos fundamentos filosóficos às contradições de um discurso pós-socialista. Revista Científica Da UEM: Série Ciências Da Educação , 1. Obtido de http://www.revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/edu/article/view/73