A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DE VISÃO CIDADE DA BEIRA: um discurso panfletário?

Autores

  • António Cipriano Parafino Gonçalves Faculdade de Educação, Universidade Eduardo Mondlane
  • Evaristo Raice Vicente Universidade Licungo

Palavras-chave:

Deficiência de visão, Educação Inclusiva, Necessidades Educativas Especiais

Resumo

O texto sintetiza os resultados de uma pesquisa realizada entre os anos 2013 e 2014 na região Centro de Moçambique - cidade da Beira - sobre o processo de inclusão, na escola regular, de estudantes com necessidades educativas especiais de visão. Para isso, primeiro, fez-se uma revisão da literatura sobre a educação especial e a educação inclusiva. Segundo, examinamos os documentos oficiais sobre as políticas de educação especial e de inclusão escolar para, no fim, centrarmo-nos no processo de inclusão educacional de pessoas com deficiência visual na cidade da Beira. A pesquisa indica que, mesmo com a introdução da educação inclusiva, as crianças com necessidades educativas especiais de visão ainda permanecem à margem do processo educativo: a inclusão escolar dessas no Sistema Nacional de Educação não é efectivo, afigurando-se como um discurso planfletário.

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Publicado

2020-11-20

Como Citar

Gonçalves, A. C. P. ., & Vicente, E. R. . (2020). A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DE VISÃO CIDADE DA BEIRA: um discurso panfletário?. Revista Científica Da UEM: Série Ciências Da Educação , 2(2). Obtido de http://www.revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/edu/article/view/105