http://www.revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/issue/feed Revista Científica da UEM: Série Letras e Ciências Sociais 2023-07-27T00:00:00+02:00 Aidate Mussagy rc.uem@uem.ac.mz Open Journal Systems <p>A Série Letras e Ciências Sociais é uma série de publicação da Revista Científica da UEM (RC-UEM), publicada pela Unidade Editorial da Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane. É de <em>Acesso Livre, </em>bianual e tem como principal objectivo difundir os resultados das actividades científicas realizadas por docentes e investigadores da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e de outras instituições de ensino superior e de investigação na área das Letras e Ciências Sociais<strong>.<br />ISSN: 2307-3918<br /></strong></p> http://www.revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/article/view/382 Editorial 2023-07-26T13:47:41+02:00 Aidate Mussagy amussagy@uem.mz Manuel Mangue manuel.mangue@uem.ac.mz 2023-07-27T00:00:00+02:00 Direitos de Autor (c) 2023 Revista Científica da UEM: Série Letras e Ciências Sociais http://www.revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/article/view/375 NAÇÃO, CIDADANIA E ETNICIDADE EM MOÇAMBIQUE (1975-1990) 2023-07-26T12:15:01+02:00 Cristina Gemmino cristinagemmino@gmail.com <p>Os Estados africanos empreenderam construções distintas de cidadania após as independências. No caso de Moçambique, a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) assumiu a construção do Estado-nação e da cidadania num regime de partido único, a que acresceu a existência da guerra civil. Nos discursos hegemónicos, enfatizou-se a formação do “Homem Novo”, que deveria ultrapassar particularismos identitários, desta feita, associados à etnicidade. Embora tradicionalmente centrados sobre direitos legais, alguns estudos sobre cidadania em África apontam para a questão da pertença étnica e inclusão do indivíduo numa nação enquanto cidadão, fazendo com que a dimensão étnica se torne uma preocupação central entre os projetos nacionalistas da maioria dos países africanos. Assim, assente no quadro teórico acima apresentado, que inclui dois temas de bastante relevância, o da cidadania e da construção da nação, e com base num <em>corpus</em> de estudo composto por entrevistas semi-estruturadas realizadas em Maputo com representantes políticos, académicos e escritores moçambicanos e, por fim, artigos dos jornais <em>Notícias da Beira</em>, <em>Notícias</em> e <em>Tempo</em>, servirei-me da análise qualitativa e do <em>Critical Discourse Analyses</em> (CDA) para compreender a forma como a cidadania em Moçambique, em sua essência étnica, é representada entre um período histórico que vai de 1975 até 1990.</p> 2023-07-27T00:00:00+02:00 Direitos de Autor (c) 2023 Revista Científica da UEM: Série Letras e Ciências Sociais http://www.revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/article/view/376 PARA ALÉM DA PERTENÇA ÉTNICA E CLUBISTA: futebol e identidade nacional em Moçambique, 1974-2019 2023-07-26T12:25:37+02:00 Mauro Manhanguele manhangueleamauro@gmail.com Marlino Mubai marlinomubai@gmail.com <p>O futebol é um desporto muito popular em Moçambique. Por vezes visto como uma actividade recreativa e profissional, o futebol também desempenha um papel social e político. No entanto, apesar de ser um desporto de massas, do ponto de vista sociopolítico, o futebol não tem recebido a devida atenção dos pesquisadores das ciências sociais e humanas. Para contribuir no preenchimento desta lacuna, este artigo estuda a contribuição do futebol na construção e fortalecimento da nação moçambicana. O artigo defende que, desde a proclamação da independência em 1975, o futebol tem desempenhado um papel importante no projecto de construção de uma nação forte, unida e moderna. Argumenta ainda que, num contexto de guerras cíclicas e de instrumentalização política da diversidade étno-linguística e regional, o governo de Moçambique tem apostado na popularidade do futebol para promover a ideia de pertença a uma nação unida e soberana. Neste sentido, os jogos da Selecção Nacional de Futebol servem para unir os moçambicanos na defesa da pátria, deixando de lado as diferenças étnicas e clubistas. O Campeonato Nacional de Futebol no modelo “todos contra todos” que abrange clubes de todas as regiões do país, mas que se mostra financeiramente insustentável, é apoiado por fundos públicos por se acreditar que contribui para a unidade nacional. Metodologicamente, é um estudo qualitativo fundamentado no método histórico, procurando compreender os acontecimentos políticos, sociais e desportivos ao longo do tempo. Neste processo, privilegia-se a análise de documentos, revisão de literatura, observação não-participante e entrevistas com informantes-chave.</p> 2023-07-27T00:00:00+02:00 Direitos de Autor (c) 2023 Revista Científica da UEM: Série Letras e Ciências Sociais http://www.revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/article/view/377 NEM GUERRA, NEM PAZ: a violência em contextos de paz formal em Moçambique 2023-07-26T12:42:20+02:00 Ricardo Raboco riraboco@gmail.com Teresa Almeida Cravo Cravo@gmail.com <p>Este texto analisa criticamente a dissonância entre, por um lado, o entendimento formatado de violência e paz tanto na literatura <em>mainstream </em>como no discurso dos líderes políticos e, por outro, a experiência de violência e de paz vivida diariamente no terreno pelos cidadãos. Adoptando a abordagem teórica dos Estudos para a Paz, o estudo debruça-se sobre a actualidade moçambicana e a violência que assolou o país entre 2012 a 2018, explorando o que se passou no terreno e o que é invisibilizado tanto pela literatura <em>mainstream</em> como pelas elites políticas em Moçambique e as implicações disso no processo de construção e consolidação da paz estrutural.</p> 2023-07-27T00:00:00+02:00 Direitos de Autor (c) 2023 Revista Científica da UEM: Série Letras e Ciências Sociais http://www.revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/article/view/378 OPÇÕES PARADIGMÁTICAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DA ORALIDADE EM LÍNGUA FRANCESA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DIPLOMAMACIA 2023-07-26T12:53:09+02:00 David Cumbane cumbane_david@yahoo.fr <p>O objectivo deste trabalho é saber se o paradigma da <em>acção</em> favorece o ensino/ aprendizagem da compreensão e da produção da oralidade num contexto de francês de relações internacionais e diplomacia. Neste âmbito, por um lado confrontamos as teorias em questão (paradigma da comunicação e paradigma da acção) e, por outro, construímos dois programas de francês de relações internacionais e diplomacia, o primeiro <em>comunicativo</em> e o segundo da <em>acção</em>, respectivamente. Igualmente, dois questionários distintos foram construídos para um <em>corpus</em> de sessenta indivíduos. Assim, administramos os <em>Pré-testes</em> da <em>comunicação</em> e da <em>acção</em>. Os <em>Pós-testes</em> tiveram lugar depois da formação da <em>comunicação</em> ou da <em>acção</em> segundo os casos. Os resultados foram os seguintes: o paradigma da <em>acção</em> favorece o ensino da compreensão da oralidade, pois do <em>Pré</em> ao <em>Pós-teste</em> registou uma progressão na ordem dos 6.6% (93.4% a 100%) contra uma regressão de 23.3% (96.7% a 73.4%) do paradigma da <em>comunicação</em> na mesma habilidade. Quanto à produção da oralidade, o paradigma da <em>acção</em> registou, do <em>Pré</em> ao <em>Pós-</em>teste uma progressão na ordem dos 3% (93.7 % a 96.7%) contra 6.7 % (90.1% a 96.7%) do paradigma da <em>comunicação</em>. Estes resultados nos indicam que o paradigma da <em>acção</em> favorece a aprendizagem da compreensão e produção da oralidade para fins específicos.</p> 2023-07-27T00:00:00+02:00 Direitos de Autor (c) 2023 Revista Científica da UEM: Série Letras e Ciências Sociais http://www.revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/article/view/379 BENEFITS OF READING STRATEGIES INSTRUCTION IN TEXTUAL COMPREEHENSION: the case of Eduardo Mondlane University students 2023-07-26T13:10:04+02:00 Marcos Abilio Nhapulo marcnhapulo@yahoo.com.br <p>Recent studies indicate that reading strategies instruction enables second language learners to use different reading strategies in order to improve their textual comprehension. The current study was conducted in Mozambique, at the Eduardo Mondlane University, aiming at evaluating the impact of a reading strategies instruction program. It involved an experimental group of 25 students majoring in English Language Teaching and a control group of 25 English/Portuguese Translation students. A pre-test, a three-month strategy-based reading instruction program, a post-test and a questionnaire administered at the end of the program were used in the evaluation of the students’ progress in terms of strategic reading and reading proficiency. The findings showed that the experimental group improved its reading comprehension as a result of the intervention. The study demonstrates the need of introducing reading strategies instruction programs in order to improve Mozambican learners’ academic reading and comprehension skills.</p> 2023-07-27T00:00:00+02:00 Direitos de Autor (c) 2023 Revista Científica da UEM: Série Letras e Ciências Sociais http://www.revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/article/view/380 TRADUÇÃO: arte ou ciência? 2023-07-26T13:16:35+02:00 Manuel Cabinda manuel.cabinda@uem.ac.mz <p>Este artigo tenta desconstruir um dos mais antigos mitos na área da tradução: a sua génese e se a tradução terá partido da Arte e/ou da Ciência. O artigo conjuga a metodologia “desk research” e alguns dados recolhidos de exercícios administrados aos estudantes das disciplinas de Teoria da Tradução e Metodologia da Tradução, ministrados no Curso de Tradução da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane. Conjugados os resultados das análise feita aos exercícios com a experiência profissional e de docência do autor, e a análise de vários estudos publicados na área, o artigo tenta prover uma introspeção sobre a disciplina “Tradução” ou “Estudos da Tradução” e a sua correlação com a Arte e a Ciência. O artigo demonstra que há uma ligação, contudo não conclusiva se esta ligação terá tido Arte e ou a Ciência como ponto de partida, mas demonstra claramente uma ligação incontestável que parte desde a Era Greco-Romana (55 AC /384 AC, Era Romana Clássica) à actualidade, essencialmente, por via da análise do percurso do trabalho de São Jerónimo anos 419 ou 420 AD, um dos pioneiros da área, á estudos recentes na área da Tradução dos últimos 60-80 anos (NIDA, 1964; IMMEL,1997; MILTON, 1998; BARBOSA, 1990; HOLMES, 1988 e 2008; NOGUEIRA, 2018).</p> 2023-07-27T00:00:00+02:00 Direitos de Autor (c) 2023 Revista Científica da UEM: Série Letras e Ciências Sociais http://www.revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/article/view/210 ÁREAS CRÍTICAS NO ÂMBITO DA PRÁTICA DA TRADUÇÃO INGLÊS/PORTUGUÊS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM MOÇAMBIQUE: implicações para o ensino de português para o Curso de Tradução na Universidade 2022-06-02T17:03:42+02:00 Carlito Companhia ccompanhia@yahoo.com.br <p>Este artigo descreve as áreas críticas no âmbito da prática da tradução inglês/português por estudantes universitários em Moçambique e apresenta algumas implicações para o ensino de português no curso de Tradução na Universidade. Para o efeito, parte-se de uma base empírica constituída por 602 frases extraídas de textos traduzidos por estudantes finalistas do curso de Tradução Inglês/Português de uma Universidade moçambicana. Os erros linguísticos identificados foram analisados à luz da grelha tipológica adaptada a partir de Gonçalves (1997, 2010b). Os resultados do estudo mostram que, no processo de tradução, a competência linguística da população-alvo em português ainda não se revela satisfatória, dado que os textos traduzidos apresentam problemas linguísticos na área do léxico, léxico-sintaxe, sintaxe e morfo-sintaxe. O artigo sugere ainda a incorporação nos programas de português para o curso de Tradução de tópicos gramaticais que reflictam as áreas críticas do conhecimento gramatical desta população.</p> 2023-07-27T00:00:00+02:00 Direitos de Autor (c) 2023 Revista Científica da UEM: Série Letras e Ciências Sociais http://www.revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/article/view/381 AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES SOBRE A QUALIDADE E IMAGEM DE UM DESTINO TURÍSTICO COSTEIRO: o caso do Município de Inhambane em Moçambique 2023-07-26T13:32:21+02:00 Daniel Augusta Zacarias daniel.zacarias15@gmail.com <p>Este trabalho procura aferir a percepção dos residentes sobre a qualidade do destino turístico e os factores que determinam essa percepção no Município de Inhambane, pequena área urbana localizada na região sul de Moçambique e considerada um dos principais destinos turísticos no país. Para o efeito, procurou-se através da revisão bibliográfica identificar os atributos que melhor caracterizam o destino turístico tendo em consideração os atractivos, a infraestrutura e os equipamentos e serviços, para posteriormente perceber a opinião dos residentes (n = 199) sobre a qualidade e representatividade de cada atributo dentro do contexto global de qualidade e imagem do destino através da análise factorial. Dos 24 atributos selecionados (4 associados aos atrativos, 12 associados a equipamentos e serviços e os restantes associados a infraestruturas), avaliados em função da escala de <em>Likert</em> de 5 pontos (1 = péssimo, 2 = mau, 3 = regular, 4 = bom e 5 = óptimo), constatou-se que 12 atributos obtiveram avaliação positiva, sendo as paisagens (com maior pontuação) e os atrativos naturais considerados atributos de classe A. O estudo revela que do ponto de vista dos residentes existem 8 factores que determinam a qualidade e imagem do destino turístico, com destaque para a disponibilidade de informação, lazer e saneamento nas praias (que explica 21.397% da variância total). Estes resultados poderão contribuir para o melhoramento das relações entre as comunidades residentes e visitantes, bem como apoiar no processo de tomada de decisão sobre as ações a serem criadas para garantir que o destino turístico atraia cada vez mais visitantes e que estes tenham óptima experiência de visitação.</p> 2023-07-27T00:00:00+02:00 Direitos de Autor (c) 2023 Revista Científica da UEM: Série Letras e Ciências Sociais