Diagnosticando as aprendizagens sobre a radiação do corpo negro: o caso de alunos da 12.ª classe do ensino secundário em Moçambique

Autores

  • Rogério Eleazar Carlos Cossa Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano
  • Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

avaliação, calor, radiação do corpo negro, temperatura

Resumo

Este estudo decorre dentro da premissa de que, no processo de elaboração de questões de avaliação usando o Modelo Gerador de Questões (MGQ), a aplicação de testes de avaliação formativa no formato impresso pode ajudar a identificar as dificuldades de aprendizagem e “erros” mais comuns dos alunos. O estudo, que segue como paradigma o estudo de caso, está integrado numa investigação em curso no âmbito do programa doutoral em Educação, que consiste no desenvolvimento de questões de avaliação de aprendizagens usando o MGQ. Ele foi realizado em três escolas secundárias, envolvendo uma amostra de alunos da 12.ª classe que em 2013 frequentaram a disciplina de Física. Nas três escolas, um dos testes aplicados foi sobre a radiação do corpo negro. No entanto, para análise e discussão no âmbito deste artigo, foram considerados apenas dados de uma só escola correspondentes a uma turma de 42 alunos. O facto de este conteúdo ser o primeiro contacto dos alunos com elementos da Física Moderna foi a razão para a avaliação do seu nível de compreensão. Os resultados mostraram que a integração de perguntas de construção de respostas constituiu uma boa fonte para identificar as dificuldades de aprendizagem e os “erros” mais comuns dos alunos. Mostraram também que os alunos enfrentam dificuldades ao interpretar a teoria de Prévost e o conceito de corpo negro. Em função dessas constatações, o estudo sugere que os professores recorram a estratégias inspiradas no conceito vigotskiano de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) para o estabelecimento da “ponte” entre a teoria de Prévost e o conceito de corpo negro.

Biografia Autor

Rogério Eleazar Carlos Cossa, Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano

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Publicado

2020-10-18

Como Citar

Cossa, R. E. C. ., & Costa, N. M. V. N. da . (2020). Diagnosticando as aprendizagens sobre a radiação do corpo negro: o caso de alunos da 12.ª classe do ensino secundário em Moçambique. Revista Científica Da UEM: Série Ciências Da Educação , 1(2). Obtido de http://www.revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/edu/article/view/89

Edição

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Artigos