PRODUÇÃO DO CURRÍCULO NAS ESCOLAS DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL EM MAPUTO

Autores

  • José de Inocêncio Narciso Cossa Academia de Ciências Policiais (ACIPOL)
  • Joel da Sépalas Narciso Instituto de Línguas

Palavras-chave:

Ensino Secundário, produção curricular, resignifcações, recontextualizações

Resumo

 Este estudo tinha como objectivo compreender o processo de produção curricular em duas Escolas do Ensino Secundário Geral, em Maputo. A pesquisa usou Ball e Bowe (1992) como a sua base teórica. A pesquisa propunha-se responder à seguinte pergunta: De que forma as escolas participam da produção curricular? Para responder a esta pergunta, a pesquisa optou por uma abordagem qualitativa, pois privilegiou a pesquisa bibliográfica, análise documental bem como na análise de conteúdo das entrevistas e das observações. O trabalho entendeu que as escolas são arenas autónomas que, a partir das condições/capacidades instaladas localmente, fazem as apropriações, interpretações e reinterpretações do currículo. Conclui-se que o currículo oficial não é de modo algum recebido e implementado tal como se apresenta, ele é sempre ressignificado e recontextualizado. As diferenças das duas escolas demonstravam e consubstanciavam a realidade que se vivia em cada uma delas e, sobretudo, serviam para mostrar que não havia única forma de interpretar, compreender e colocar o currículo em prática.

Referências

ANDRÉ, M. E. Etnografia da prática escolar. 13. ed. São Paulo: Papirus, 2007.

BALL, S. Big Policies/Small world: An introduction to international perspectives in education policy. Comparative Education, v. 34, n. 2, 1998.

BALL, S.; BOWE, R. El currículum nacional y su “puesta en práctica”: el papel de los departamentos de materias o asignaturas. Revista de Estudios del Curriculum, v. 1, n. 2, p. 105- 131, 1998.

BALL, S.; BOWE, R. Reforming Education & changing school: case studies in policy sociology. London: Routlegde, 1992.

BALL, S.; BRAUN, A. e MAGUIRE, M. Policy Enactments in The UK Secondary Schools: Examining Policy, practice and school positioning. Journal of Education Policy. p. 547-560, 2010.

BARTHES, R. O prazer do Texto. São Paulo: Editora Perspetiva, 1987.

BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.

DOMINGO, J. Outras escolas, outra educação, outra forma de pensar o currículo. In Sacristán, J. Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

DUSCHATZKY, S.; SKLIAR, C. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR (Orgs.). Habitantes de Babel: políticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, p. 119-138, 2001.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GEERTZ, C. A Interpretação de Culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A, 1989.

HALL, S. A Centralidade da Cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, v. 22, n. 2, p.15-46, Julho/Dezembro, 1997.

KUPER, A. Cultura: a visão dos antropólogos. EDUSC, 2002.

LINGARD, B.; RIZVI, F. Políticas Educativas en un Mundo Globalizado. Journal of Supranational Policies of Education. Madrid, v. 2, p. 157-159, 2013.

LOPES, A. Currículo, política, cultura. In: Santos, L.; Dalben, A.; Diniz, J.; Leal, L. (Orgs.), Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

LOPES, A. e MACEDO, E. Contribuições de Stephen Ball para o estudo das políticas de currículo. In: BALL, S.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez. 2011.

LOPES, A. Política de Currículo: Recontextualização e Hibridismo. Currículo sem Fronteiras, v. 5, n. 2, p. 50-64, Julho/Dezembro, 2005.

LOPES, A. Políticas de Currículo: Mediação por Grupos Disciplinares de Ensino de Ciências e Matemática. In: LOPES Alice R. C.; MACEDO, Elizabeth (Orgs.). Currículo de Ciências em debate. São Paulo: Papirus, p. 45-75, 2004.

LOPES, A.; CUNHA, E.; COSTA, H. Da Recontextualização à Tradução: investigando políticas de currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 392-410, 2013.

LOPES, A.; OLIVEIRA, A. A abordagem do ciclo de políticas: uma leitura pela teoria do discurso. Cadernos de Educação. Pelotas, Janeiro/Abril, 2011.

MACEDO, E. Currículo: Política, Cultura e Poder. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 2, p. 98-113, jul/dez. 2006.

MATOS, M.; PAIVA, E. Hibridismo e Currículo: ambivalências e possibilidades. Currículo sem Fronteiras, v. 7, n. 2, p. 185-201, Julho/Dezembro, 2007.

MOREIRA, A. F.; DA SILVA, T. T. Currículo, cultura e sociedade. Cortez Editora, 1994.

MOREIRA, A. F.; TADEU, T. Currículo, cultura e sociedade. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2013

MOREIRA, A. Sociologia e Teoria Crítica do Currículo: uma introdução. In: MOREIRA, A. MACEDO, E. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Anais da Reunião anual da ANPEd. Rio de Janeiro: DP&A. Junho, 2015.

SANTOS, J. O que é pós-modernismo. 19. ed. São Paulo: Editora brasiliense, 2000.

SILVA, T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

TURA, M. A propósito dos estudos culturais. In: MAFRA, Leila de Alvarenga; Tura Maria de Lourdes Rangel (Orgs.). Sociologia para educadores: o debate sociológico da educação no século XX e as perspectivas actuais. Rio de Janeiro: Quartet, p. 101-135, 2005.

TURA, M.; PEREIRA; T. Políticas Curriculares, Sistemas de Avaliação e Conhecimentos Escolares. In: Tura, M. L. R.; Garcia, M. M. (org.). Currículo, Políticas e Acção Docente. Rio de Janeiro: Eduerj, p. 111-125, 2013.

TURA, Maria de Lourdes; SILVA, Sofia Marques da. Etnografia da prática pedagógica em contextos de multiculturalidade: o caso de uma Escola do Rio de Janeiro e de uma Escola do Porto. In: TURA, Maria de Lourdes; LEITE, Carlinda (Org.). Questões de currículo e trabalho docente. Rio de Janeiro: Quartet, 2010. p.71-105.

VEIGA-NETO. Cultura e Currículo. Contrapontos, n. 4, p. 43-51, Janeiro/Abril, 2002.

VIANNA, C. Marina Subirats: Como formar seres humanos completos, iguais e com todas as suas diferenças. In: REGO, T. (Org). Currículo e Política educacional. São Paulo: Vozes, 2011.

YOUNG, M.; WHITTY, G. (1997). Society, state and achooling. Lewes: Falmer Press, In: Macedo, E. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Anais da Reunião anual da ANPEd. Rio de Janeiro: DP&A. Junho, 2006;

##submission.downloads##

Publicado

2020-10-16

Como Citar

Cossa, J. de I. N. ., & Narciso, J. da S. . (2020). PRODUÇÃO DO CURRÍCULO NAS ESCOLAS DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL EM MAPUTO. Revista Científica Da UEM: Série Letras E Ciências Sociais, 1(2). Obtido de http://www.revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/article/view/51

Edição

Secção

Artigos