USING THINK ALOUD METHODS (TAM) EFFECTIVELY TO IDENTIFY THE USE OF READING COMPREHENSION STRATEGIES IN FL MULTILINGUAL CONTEXTS: towards effective meaning construction (PART II)

Autores

  • Manuel Cabinda Eduardo Mondlane University (UEM)

Palavras-chave:

Cognition, metacognition, TAM, text comprehesion.

Resumo

O presente artigo científico providencia uma base adicional para a compreensão do uso pratico do Think Aloud Methodologies (TAM – Pensar em Voz Alta) nas actividades de investigação na área do Ensino de Língua Estrangeira (FL) e Aquisição da Língua Segunda (SLA). O artigo explora o TAM, a sua fiabilidade e confiabilidade e alguns dos seus mais proeminentes obstáculos, para encontrar respostas à uma questão principal, o uso das técnicas de leitura e a construção da compreensão por aprendizes e utentes da FL, num contexto de uso da Língua Inglesa para Propósitos Académicos (EAP). TAM revelou ser um instrumento de investigação confiável e seguro em contextos multilingues SLA e FL para identificar técnicas de leitura, quando as medidas precaucionarias e processuais adequadas são tomadas em conta e seguidas adequadamente. O estudo revelou o uso efectivo de uma bateria de técnicas de leitura pelos participantes FL, tais como técnicas cognitivas, metacognitivas e estratégias de apoio para compensar quaisquer lacunas patentes no processo de construção da compreensão textual.  Uma técnica inovadora, sight translation (tradução à vista), foi identificada como tendo sido utilizada pelos participantes como um recurso vital para a compreensão textual. As conclusões do estudo sugerem que devem ser feitos mais estudos para compreender a ausência de uso desta técnica de leitura – sight translation, na área da construção da compreensão em FL e quiçá incluir a mesma na lista de técnicas de leitura de apoio patentes em taxonomias de leitura em contextos multilingues. FL.

##submission.downloads##

Publicado

2020-10-16

Como Citar

Cabinda, M. . (2020). USING THINK ALOUD METHODS (TAM) EFFECTIVELY TO IDENTIFY THE USE OF READING COMPREHENSION STRATEGIES IN FL MULTILINGUAL CONTEXTS: towards effective meaning construction (PART II). Revista Científica Da UEM: Série Letras E Ciências Sociais, 1(2). Obtido de http://www.revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/article/view/54

Edição

Secção

Artigos