EM BUSCA DE UM MODELO EFICAZ PARA A FORMAÇÃO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Armando Adriano Magaia Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

Palavras-chave:

Desenho curricular, modelo integrado, desenvolvimento da competência, estudos de tradução e interpretação, formação de tradutores e intérpretes

Resumo

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) é a única instituição do ensino superior que forma licenciados em tradução e interpretação em Moçambique. Contudo, carece de um modelo eficaz para o desenvolvimento da competência tradutória e interpretativa. Portanto, este estudo investiga um modelo prático para o desenho de um currículo de licenciatura, conducente a uma formação eficaz de tradutores e intérpretes moçambicanos. O estudo seguiu a metodologia de pesquisa-acção visto permitir uma melhor compreensão e melhoria dos processos de formação (CRAVO e NEVES, 2007). Foram usadas três ferramentas de recolha de dados para gerar dados qualitativos e quantitativos de 123 participantes, nomeadamente: (i) um inquérito, (ii) um teste de tradução para o inglês e (iii) uma amostra de 18 traduções arquivadas de antigos estudantes produzidas em português. Os resultados do inquérito sugerem que é preciso reformar o currículo actual para torná-lo mais conducente ao desenvolvimento da competência tradutória e interpretativa. Outrossim, os resultados da análise macrotextual e microtextual mostram que, embora os estudantes da UEM produzam traduções aceitáveis do inglês para o português, a qualidade da sua tradução inversa, em geral, é fraca. A solução que se propõe seria um novo modelo integrado de desenvolvimento da competência tradutória e interpretativa assente em quatro pilares, nomeadamente: competência comunicativa, cultura geral, competência estratégica e prestação de serviços. Este modelo orientaria o desenho de um currículo que permita que os estudantes sejam formados como tradutores e intérpretes num único programa, onde a prática de tradução do inglês para o português e vice-versa é obrigatória.

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Publicado

2021-07-22

Como Citar

Magaia, A. A. . (2021). EM BUSCA DE UM MODELO EFICAZ PARA A FORMAÇÃO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES EM MOÇAMBIQUE. Revista Científica Da UEM: Série Letras E Ciências Sociais, 2(2). Obtido de http://www.revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/article/view/137